quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Livro: A Última Grande Lição/O Sentido da Vida - Mitch Albom


A Última Grande Lição/O Sentido da Vida de Mitch Albom trata de um professor universitário (Morrie) e seu aluno (Mitch), que após anos da conclusão de seu curso universitário reencontra seu professor, que foi um exemplo para ele na época, mas descobre que ele está muito doente com uma doença incurável chamada de ELA (esclerose lateral amiotrofica), a partir dai Mitch que havia se afastado de seu professor começa a se aproximar mais e com isso há varias sessões de conversas na casa de Morrie toda às terças - feiras. Eles falam sobre o sentido da vida que leva o leitor a uma reflexão sobre a amizade, vida, amor, esperança, perdão, medo e sobretudo da morte. É uma historia real cheia de compreensão, amor e carinho.
Morrie e Mitch em um dos seus encontros.

Um trecho pra você:
"Aprender a se desapegar. Sabe o que dizem os budistas? Não se prenda às coisas, porque tudo é transitório."

"Mas desapego não significa impedir que a experiência nos penetre. Pelo contrário, deixamos que ela penetre em plenitude. Só assim podemos nos desapegar."
"Tome qualquer emoção: amor por uma mulher, sofrimento por um ente querido, medo e dor por uma doença mortal. Se você bloquear suas emoções, se não permitir ir fundo nelas, nunca conseguirá se desapegar, estará muito ocupado em ter medo. Terá medo da dor, do sofrimento, da vulnerabilidade que o amor traz com ele. Mas, atirando-se a essas emoções, mergulhando nelas até o fim, até se afogar nelas, você as experimenta em toda a plenitude,completamente. Saberá o que é a dor. Saberá o que é o amor. Saberá o que é o sofrimento. Só então poderá dizer, "muito bem, experimentei essa emoção, eu a reconheço, agora preciso me desapegar dela."

Nenhum comentário:

Postar um comentário